Encantos de uma Viagem: Turquia e Grécia : )

Pois bem, pegue um mapa da civilização grega antiga… então sentaaa que lá vem história, e vamos viajar.

Esta viagem para Turquia e Grécia, teve um “Q” de especial de todas as outras… não só pela cultura, mas também pelo motivo dela… nossos 6 anos juntos, e portanto, (e atendendo a pedidos) resolvi fazer um post sobre ela : )

Eu, na minha santa ignorância, saí do Brasil com a idéia de que ia me apaixonar pela Grécia, e na Turquia e minha única expectativa era andar de balão… e voltar viva de lá, pois na semana da minha viagem havia ocorrido um atentado no Parlamento em Istambul e também alguns vôos Turquia – Brasil estavam fazendo escala em Marrocos com suspeita de bomba a bordo. Mas tirando isso, tudo tranquilo (hahah) e ansiedade a mil!

Para quem quiser parar de ler o post por aqui e ir direto para as fotos, resumo tudo falando que me APAIXONEI pela Turquia, amei as Ilhas Gregas, e a Grécia em si foi o que menos me surpreendeu.

Quem quiser continuar comigo, senntaa que lá vem história e  Παραkαλω (“Parakaló” – bem-vindo em grego ; ) )

IMG_3510

UM POUQUINHO SOBRE A TURQUIA…

  • A grande maioria do país são muçulmanos sunitas, ou seja, seguem os preceitos de Maomé. E para tirarmos o “pré-conceito” que temos em mente, pontuo aqui os 5 pilares do islamismo para sabermos que na base da religião, não tem nada de ruim…

1) Fé: ter convicção da sua fé

2) Oração: orar 5 vezes ao dia voltado à Meca (aqui foi interessante saber que não há necessidade de todos se dirigirem às Mesquitas, basta ter a intenção da oração ou ainda orar de onde estiver… outra experiência incrível foi conhecer uma mesquita, sem imagens e hierarquia, apenas um local para se orar.). Por todas as cidades da Turquia é possível ouvir dos auto-falantes de suas mesquitas os chamados para lembrar a todos o momento da oração.

3) Doação: doar uma quantia por ano a famílias ou pessoas necessitadas. Um dos fortes motivos que não se encontram mendigos Turcos e favelas… eles ajudam os com reais necessitados. As pessoas que estão pelas ruas são imigrantes.

4) Ramadã: jejum de 1 mês

5) Peregrinação à Meca: pelo menos 1x ao ano.

  • Já encontramos muitas coisas com escritas ocidentais, mas não falam muito o inglês… é um pouco mais fácil encontrar alguém que fale o espanhol.
  • Os Turcos não praticam a poligamia;
  • O uso dos véus são historicamente recentes no país (esta “idéia” começou a ser disseminada pelo governo atual AKP… para se ter uma idéia, apenas em 2002 o véu foi autorizado a usar em todos os locais públicos, antes disso eram proibidos! alega-se pela oposição uma tentativa de mudança ideológica do país e não política… imaginem as brasileiras usando biquini em 2015 e burca em 2050? é mais ou menos isso que está falando a oposição… por favor, de uma forma bemmm simplista ok? porém considere biquinis mais comportados que os nossos hahaha); bom quem queria ver muitas mulheres de véus já sinto informar que não as fotografei… afinal, se elas se cobrem para se resguardar achei um pouco invasivo mirar a lente nelas. Mas saibam que as com e sem véu convivem normalmente e tem muito de todas andando por lá ; )
  • A comida é bem condimentada, muito carneiro e muitos cheiros.
  • As tulipas são originais da Turquia.
  • Aqui tem toda a história do berço das civilizações, e para os católicos, muitos caminhos e feitos dos apóstolos também. Aqui nasceu a Virgem Maria.
  • Istambul era a antiga Constantinopla das aulas de história. É a única cidade que pertence a 2 continentes: parte a Asia e parte a Europa. Passa por ela o rio Bósforo… lindo e navegável, como poderia ser o nosso Tietê/Pinheiros em Sampa.
  • Capadócia é mais uma das regiões que só existe nos mapas antigos, duvida? dá uma google maps lá e procure!… rss. Bom, se eu puder falar de 2 lugares para se conhecer no mundo um deles é este  (na minha humilde opinião e de tudo o que já conheci..), pois aqui vemos uma forma diferente de se viver… ainda podemos ver as famílias que vivem nas cavernas em meio as rochas. Qual seria o outro lugar? Veneza… outro lugarzinho no mundo que parou no tempo e também o seu modo de vida.
  • E falando sobre Turquia não podia deixar de falar sobre as pessoas que conhecemos aqui e fizeram a diferença nesta viagem!! Conhecemos muitas famílias novas, que passaram a ser um pouco da nossa “família turca” também e já deixa saudades! : ) E Carlos, nosso guia que nos fez apaixonar por este país.

Processed with VSCOcam with t1 presetMercado de Istambul

IMG_3526Mesquita Azul

IMG_3520 Pizza turca de queijo com carneiro

IMG_4031Cisternas que abasteciam a água de Constantinopla (atual Istambul)

Processed with VSCOcam with t1 preset Mausoléu de Ataturk, fundador da república

Processed with VSCOcam with m5 presetEm Ürgürp, Kapadocia

Processed with VSCOcam with f2 preset

Processed with VSCOcam with m5 preset

Processed with VSCOcam with g3 presetO tão esperado vôo de balão que não aconteceu rss… como é mágico todos aqueles balões inflando e colorindo todo aquele cenário árido. Quando íamos subir, os ventos mudaram e impossibilitou o passeio… enfim, faltou a cereja do sorvete : )

Processed with VSCOcam with t1 presetVale de Göreme, complexo de monastério bizantino. Acreditem, várias igrejas “cavernas” escavadas nas rochas com afrescos que emocionam.

Processed with VSCOcam with p5 preset

Processed with VSCOcam with m5 preset

Processed with VSCOcam with t1 preset

Processed with VSCOcam with t1 preset

Processed with VSCOcam with t1 presetUma árvore cheinhaaa de olho grego, que traga proteção, tire o mau-olhado, absorva as más energias : )

Processed with VSCOcam with t1 presetArtesãs de tapetes, im-pres-si-o-nan-te!! Acho que depois de ver este trabalho pessoalmente, que pode levar até 6 meses fazendo um único tapete turco legítimo, ninguém mais pisava em um rss (e entende-se por que são tão caros).

IMG_3818Dervixes Dançantes, uma das danças culturais de referência a Deus.

Processed with VSCOcam with t1 presetEm Hierápolis – Cascata de piscinas naturais e termais formadas por águas carregadas de sais calcários

Processed with VSCOcam with t1 presetUm dos mais bem conservados teatros Grego.

Processed with VSCOcam with t1 preset

Processed with VSCOcam with t1 presetOs lindos jardins por todos os lados, com as tulipas locais : )

Processed with VSCOcam with f2 preset

Processed with VSCOcam with t1 preset

Em Pamukkale, cidade arqueológica batizada de Afrodísias em homenagem a Deusa Grega do amor, Afrodite. Abaixo tem o mais bem conservado estádio do tipo Romano do mundo com 262mts de comprimento. Este foi um local de importante estudos arquitetônicos da época.

Processed with VSCOcam with t1 preset

Processed with VSCOcam with t1 preset

Processed with VSCOcam with t1 preset

Processed with VSCOcam with t1 presetBrasileiros estiveram por aqui na época de disputas entre gregos e romanos… hahahah

Processed with VSCOcam with t1 presetEstudo arquitetônico de pilares.

Processed with VSCOcam with f2 presetUm trechinho com neve para animar a viagem… primavera turca! hahaha

Processed with VSCOcam with f2 presetCarlosss, nosso guia : )

Processed with VSCOcam with f2 presetQuerido Pepe : )

Processed with VSCOcam with t1 presetEm Éfeso, aqui nasceu a Virgem Maria. Simplesmente emocionante…

Processed with VSCOcam with t1 preset

Processed with VSCOcam with t1 preset…muitos pedidos a ela.

Processed with VSCOcam with t1 presetem Éfeso tem a mais bem conservada cidade da antiga Ásia, acima uma biblioteca, abaixo… bom, já não me lembro! rss mas era algo importante! sorry Carlos!!

Processed with VSCOcam with t1 preset

Processed with VSCOcam with t1 presetMuitos gatos na Turquia! Poucos cachorros e todos bem tratados… legal de ver!

IMG_3660Turma boa!! : )

 

ainda estão por aí?? rss então:

UM POUQUINHO SOBRE A GRÉCIA:

  • Em sua maioria são Cristãos Ortodoxos
  • A comida grega é uma delícia! com temperos mais suaves do que a turca… Para quem gosta, muitos frutos do mar!
  • O país tem 11milhões de pessoas (só em São Paulo – capital temos 21 milhões de pessoas!). As Ilhas gregas tem em torno de 15mil habitantes.
  • Não tente ler nada por lá… principalmente em Atenas, hahah humanamente impossível para quem não conhece nada de grego.
  • Bom, nem preciso dizer a riqueza dessa civilização né?  nem saberia contar e explicar tudo também… rss é muuiiitaaa coisa!!
  • Sugiro muito fazer o caminho Turquia-Grécia por cruzeiro através do Mar Egeo… é lindo, rápido e uma experiência incrível!! : )

 

Processed with VSCOcam with f2 presetUma baladinha a bordo… sendo sincera éramos tiozinhos lá… hahaha turminha tinha no máximo seus 15 anos eu acho, e como as coisas mudaram… hahahha.  Abaixo o mini quarto com janela vedada… para os claustrofóbicos, nem ousem!

 

Processed with VSCOcam with b5 preset

Processed with VSCOcam with t1 presetWelcome sun! : )

Processed with VSCOcam with t1 presetPatmos é uma das pequenas ilhas gregas, com aproximadamente 7mil habitantes. Tanto a água de uso quanto a água rejeito entram e saem da ilha por navios, assim também com os alimentos… por ter um solo vulcânico a ilha nada produz tudo vem de Atenas. Com base da economia no turismo, tem trabalho apenas 6 meses no ano; os outros 6 ficam praticamente isolados, sem atividade econômica. Caso consigam perceber nos telhados, todos eles possuem rebaixamento para captar água da chuva para o seu consumo – funcionam como cisternas.

Processed with VSCOcam with t1 presetEm Patmos foi onde o apóstolo João foi exilado, e onde então, teve a revelação do apocalipse.

Processed with VSCOcam with t1 preset

Processed with VSCOcam with t1 preset

lorena zapata photoSantorini, outra linda ilha… com aproximadamente 18mil habitantes, famosa pelas casas caiadas. Santorini se formou a partir uma uma grande erupção vulcânica. Também depende muito de Atenas, apesar de já produzir um pouco mais o seu alimento e ter um início de tratamento de água do mar para algumas utilidades do dia-a-dia. Água para beber apenas engarrafada. Os telhados abaulados também são para melhor captação de água da chuva.

lorena zapata photo

lorena zapata photo

lorena zapata photo

lorena zapata photoDelícia de frutos do mar

lorena zapata photo

lorena zapata photo

Processed with VSCOcam with t1 preset

lorena zapata photo

E então chegamos a Atenas, e a Acrópole… por estarem nos pontos mais altos, estas cidades serviam como proteção aos invasores. O Pathernon (ao fundo) foi construído para a Deusa grega Atena.

lorena zapata photo

lorena zapata photoVista panorâmica de Atenas, logo no começo do post falo que a Grécia foi o que menos me surpreendeu… talvez porque já esperava tudo muito lindo por aqui, e também porque fora os lugares históricos mega cuidados, a cidade está muito depredada, pichada e abandonada… não imaginava…

lorena zapata photoLos queridos Blancos!! hahah : ) Nicooooo!

lorena zapata photoE por fim, visitamos a tumba de Agamenón em Micenas. Aqui, pela primeira vez tem-se o uso do triângulo de descarga de peso, construído em torno de 1.250a.c. Agamenón travou a guerra contra a dominação de Tróia.

 

Ufa, peço desculpas pelo exagero no tamanho do post, mas realmente foi uma viagem rica em conteúdo e história… e já que resolvi dividir com vocês, achei melhor tentar fazer da forma mais completa que podia. Aos master entendidos, peço desculpas também pela simplicidade das abordagens… aos mais leigos como eu, encantador, não?! : ) Enfim, espero que tenham gostado! bjo gde!!!

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *